Eu [também]

tenho um sonho

______




Antes de ler, sugiro que assista "AmarElo É TUDO PRA ONTEM", Emicida.

"Tudo, tudo, tudo que nóis tem, é nóis..."

2020-2022



Gonçalves,

Serra da Mantiqueira, Minas Gerais

Dezembro, 2020

Depois desse tempo tão longo em isolamento social (principalmente físico), refletindo e estudando sobre as macrotransições, os impactos da pandemia da Covid-19 e pensando em como oferecer algo à uma comunidade que me recebeu e que me trata tão bem, resolvi expor algumas das minhas ideias e sonhos e lançar um convite aberto:

Como nos prepararmos - e prepararmos nossa Comunidade - para os tão imensos desafios que enfrentamos hoje e os que enfrentaremos nos próximos anos?



Para abrir esta conversa, trago uma mensagem do Papa Francisco que me tocou muito: um trecho de sua Encíclica Fratelli Tutti (Todos Irmãos), sobre a Fraternidade e a Amizade Social - assinada neste último outubro (2020):



"Desejo ardentemente que, neste tempo que nos cabe viver, reconhecendo a dignidade de cada pessoa humana, possamos fazer renascer, entre todos, um anseio mundial de fraternidade. Entre todos: Aqui está um ótimo segredo para sonhar e tornar a nossa vida uma bela aventura.


Ninguém pode enfrentar a vida isoladamente (…); precisamos de uma comunidade que nos apoie, que nos auxilie e dentro da qual nos ajudemos mutuamente a olhar em frente. Como é importante sonharmos juntos! (…)


“Sozinho, corres o risco de ter miragens, vendo aquilo que não existe; é juntos que se constroem os sonhos."



"Sonhemos como uma única humanidade, como caminhantes da mesma carne humana, como filhos desta mesma terra que nos alberga a todos, cada qual com a riqueza da sua fé ou das suas convicções, cada qual com a própria voz, mas todos irmãos."


____






Que mundo é esse?


Covid-19, Recessão Econômica,

Mudanças Climáticas, Colapso na Biodiversidade


Estes grandes problemas que estão acontecendo em todo o planeta também chegaram e continuam chegando na pequena cidade da Serra da Mantiqueira chamada Gonçalves, nas Minas Gerais.


Eu não posso falar do que vejo e sinto com todo o mundo, como falam o Papa, o Dalai Lama e outros grandes líderes religiosos e os grandes líderes de nações, mas posso e acho que devo , me dirigir às pessoas da minha comunidade.



Arte: Graeme MacKay @mackaycartoons


Por causa dessas coisas todas impactando nossas vidas e por ter sido recebido nesta cidade com o maior carinho e respeito, este lugar e sua Comunidade se transformaram também em minha casa. E isso me faz querer trazer esta visão sobre o cuidado da nossa "casa comum" e a "amizade social" para o presente, para o dia a dia.*


Comecei então a observar, pesquisar e reunir o que fui ouvindo e encontrando sobre a essência, as necessidades e os desejos desta minha/nossa Gonçalves.


A Santa Sé

*Casa Comum: visão trazida pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato si' e Amizade Social: visão citada em sua Encíclica Fratelli Tutti



Valores


Esse sonho funciona mais ou menos assim: como uma casa, como construir uma casa. Primeiro fazemos a fundação com os "VALORES". Entendidos aqui como aquilo que sustenta uma maneira de pensar, de ser e de agir e que pode representar o que é fundamental à uma Comunidade - e que precisa ser sempre lembrado.


O que pensam pessoas como o Sr. Zé Bibiano, Dona Teresinha, Sr. João Néco? E também os mais velhos das famílias Ribeiro, Carlos, Magalhães, Costa, Souza, Rosa, Alves, Neves?


O Sr. Ovídio do Campestre, o Ditão do Zeca... e outros tantos nomes de homens e mulheres que são o retrato de Gonçalves?


Gente que viveu em tempos “duros”: na roça, sem luz e sem internet, sem televisão, sem remédios prontos… E também os meninos e meninas das jovens gerações, filhos(as) e netos(as), que já nasceram neste mundo tão interconectado, múltiplo e veloz.


Essa seria então a base, a sustentação da casa que eu sonho.



Quais seriam os valores que permitiriam uma Comunidade aprender junto e se preparar para todas as "covides" que vierem?



Vídeos produzidos pela Prefeitura de Gonçalves, em março de 2021, por ocasião do aniversário de 58 anos do município.












Quais seriam os princípios que orientariam as ações e fortaleceriam a Comunidade Gonçalvense para as recessões econômicas, para as secas e chuvas intensas, para lidar com uma roça perdida ou com os turistas não vindo?



Princípios


Chegando juntos até aqui, o sonho seguiria se construindo com uma segunda camada: os pilares que dão estrutura à uma casa.


Trago para refletirmos coisas que ouvi ou li de pessoas que muito me inspiram, como as norte-americanas Karenna Gore e Elinor Ostrom, o brasileiro Marcelo Cardoso, o colombiano Bernardo Toro, o húngaro Karl Polanyi. Pessoas sensíveis e inteligentes, com visões amplas sobre a vida e que mergulham fundo nos estudos sobre o ser humano, sobre as relações humanas e os sistemas sociais que criamos.


Desse universo de inspirações, emergiram para mim Seis Princípios que acredito que poderiam nos orientar:


Os três primeiros inspirados pela Karenna Gore:


1. Inclusão e Garantia de Direitos aos mais vulneráveis e desamparados social e economicamente;


2. Visão de Impacto de Longo Prazo que preserve recursos e promova condições de desenvolvimento para as gerações futuras;


3. Cuidado e proteção à toda vida - humana e não-humana;


4. As relações humanas em primeiro lugar e somente depois as "transações" (o dinheiro) - inspirado pelo Karl Polanyi;


5. O cuidado em primeiro lugar e depois a "competição" - inspirado pelo Bernardo Toro;


6. Um arranjo de recursos que funcione na prática, não só em ideias e planos - inspirado pela Elinor Ostrom: 'Lei de Ostrom';



Princípios que estão valendo, claro, também para estas ideias e sonhos que estou descrevendo.



“Coisas a fazer e contas a pagar”

A partir desses "Valores e Princípios" – base/fundação e pilares – a terceira camada dessa construção seriam as principais demandas que precisamos resolver, cada coisa como se fosse um tijolo que, uma vez solucionada, vão formando as paredes da casa.

Podemos separá-las em três tipos distintos.

Bases de Informação | De onde partirmos?


Tipo 1. Histórico das principais questões: existe um levantamento realizado pelo Plano Diretor Participativo de 2010 que incluiu oficinas promovidas em todos os bairros do município - com ricas informações ainda atuais e em tempo de serem revistas;


Tipo 2. As Propostas de Governo 2021-2024 da chapa vencedora e das duas demais concorrentes - com todos os temas e reinvindicações da população que foram amplamente discutidos durante as campanhas;


Tipo 3. As questões que estão surgindo com a Pandemia - muitas que nunca tinham acontecido: o que precisamos fazer com o que aprendemos, estamos aprendendo e ainda vamos aprender.



Quais são as necessidades emergenciais e quais as de curto, médio e longo prazos?


___



Conversando com quem sabe

O que estamos aprendendo com a Pandemia Covid-19?


O que professores e professoras têm aprendido ao darem suas aulas pela internet?

O que alunos e alunas têm aprendido (e o que não têm) neste contexto e formato?

E quem não sabe usar ou não tem internet?


E o pessoal da SAÚDE? O que foi aprendido sobre o que precisamos resolver ou melhorar para não ficarmos "ilhados e sem saída"?

O quanto o SUS é importante para Gonçalves?

Como ele pode ser valorizado e fortalecido?


E o que outros setores, profissionais e cidadãos podem nos ensinar?





Para pensarmos juntos


O que precisamos fazer se a chuva não vier, se a seca começar a queimar a roça e o pasto?


E se a chuvarada não parar, se cair ponte? E tem uma ponte que não pode cair e nem ficar inundada pelo rio Capivari na Av. Francisco Tertuliano Ribeiro Neto - ninguém poderá passar de um lado para o outro.


O que acontece com as pousadas e com o comércio quando a cidade é toda fechada?


Como a cidade fica em 6 meses sem faturamento?

Apenas com a ajuda do governo federal?

Alternativas? Por onde começamos?



Cidade e Gestão


Além de olharmos para cada secretaria, departamento e área em suas especificidades, podemos também pensá-las de forma integrada, em suas interconexões?

  • Saúde

  • Educação

  • Mobilidade

  • Infraestrutura

  • Segurança

  • Cultura

  • Esporte

  • Lazer

  • Turismo

  • Comércio

  • Meio Ambiente

  • Agricultura

  • Assistência Social

  • Pecuária

  • Saneamento Ambiental

  • Funcionalismo Público


Poderíamos encontrar oportunidades de criar valor?

Otimizar recursos? Potencializar ações?



____











Alguns dados sobre Gonçalves

Serra da Mantiqueira, Minas Gerais


Localizada no sul do estado de Minas Gerais, divisa com São Paulo, Gonçalves é um "hotspot de biodiversidade" (Revista Science).

"Mantiqueira" é uma palavra de origem Tupi, formada pela combinação de amana (chuva) e tikira (gotejar). Teria então o significado de algo como "montanhas que choram" (e cantam*).

*Deixo aqui o link para a música Mantiqueira Musa, de Elder Costa, um grande amigo de Gonçalves e um grande artista de Minas Gerais.



______


População estimada (2020): 4355 (25% na zona urbana e 75% em bairros rurais)

População no último censo (2010): 4200

Área territorial (2019): 187,353 km²

IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, 2010): 0,683


Educação

Taxa de escolarização: 6 a 14 anos (2010) - 98,9%

Escolas (2018): 2 de ensino fundamental, com 34 docentes, e 1 de ensino médio, com 22 docentes

Matrículas (2018): Pré-escolar: 97 / Ensino fundamental: 482 / Ensino médio: 176


Saúde

Mortalidade Infantil (2017): 30,30 óbitos por 1000 nascidos vivos

Estabelecimentos de Saúde SUS - 2


Trabalho, Rendimento e Economia

População ocupada (2019): 17,5%

Percentual da população com rendimento mensal per capita de até 1/2 salário mínimo (2010): 34,8%

Percentual das Receitas Oriundas de Fontes Externas (2015): 91,1%


Território e Ambiente

Arborização de vias públicas (2010): 10,4%

Urbanização de vias públicas (2010): 43,9%


Fonte: Dados IBGE e IBGE Cidades

Água e Saneamento

População com atendimento de água: 1184 habitantes (27,22%)

(100% zona urbana e 0% rural)

A média do estado de Minas Gerais é 82,07% e, do país, 83,71%


População com serviço de coleta de esgoto: 569 habitantes (13,08%)

(100% zona urbana e 0% rural)

A média do estado de Minas Gerais é 77,38% e, do país, 65,87%


População com coleta de lixo: 2000 habitantes (45,98%)

(1200 habitantes da zona urbana - 100% e 800 habitantes da zona rural - 25,4 %)

A média do estado de Minas Gerais é 91,10% e, do país, 92,06%


Fonte: Instituto Água e Saneamento | SNIS 2019



______



Economia e Finanças Municipais

Dados disponíveis em Meu Município


"Portal 100% público e gratuito que organiza e disponibiliza de forma simples os dados dos municípios brasileiros. Agora ficou mais fácil entender, acompanhar e comparar como as prefeituras brasileiras arrecadam e gastam nosso dinheiro. O Meu Município também é muito utilizado por gestores públicos em suas análises e tomada de decisões sobre os rumos da cidade."



______


Expansão do Número de Construções no Município

Período de 2018 a 2022

O mapa referente à localização das construções foi realizado a partir da comparação de duas imagens de satélite de períodos distintos, uma de janeiro de 2018 e outra de janeiro de 2022 . Ambas as imagens foram obtidas através da ferramenta “Imagery Wayback”, da ESRI, que possibilita o download de “base maps” de anos distintos.

"Todas as construções foram marcadas manualmente, primeiro em cima da imagem de satélite de 2018, e depois na imagem de 2022. Para cada ano foi atribuída uma cor distinta, para facilitar a comparação. Já as estradas também foram delimitadas manualmente utilizando-se as mesmas imagens. Em cima desses mesmos pontos, foi feita uma análise de Densidade de Kernel para cada ano, gerando mapas de concentração das construções do município."

______



O ensaio completo de "Eu (também) tive um sonho", foi publicado no grupo "Mete Bronca aí Gonçalves" (Facebook), em 21 de dezembro de 2020, e pode ser acessado na íntegra aqui:

Em sequência aos primeiros estudos em Gonçalves, no início de 2021 nasceu a ideia de um "Laboratório de Inovação Social", com foco em "Planejamento & Gestão Municipal":