Laboratório de Inovação Social

Planejamento & Gestão Municipal

______

G O N Ç A L V E S, M I N A S G E R A I S

4


Integrando Gestão Pública, Iniciativa Privada, Organizações Sociais e Comunidade


Inovando, cuidando da cultura, cocriando valor


Na gestão municipal, de nada adiantará, para a comunidade, que o município desenvolva e aprove inúmeras novas políticas públicas se elas forem apenas um registro sem aplicação prática, com conselhos municipais sendo criados, mas com poucas pessoas fazendo um grande esforço até desistirem por esgotamento, como tenho ouvido: ... “não adianta mais tentar!”

A própria transformação da ciência, como diz Otto Scharmer, certamente acontecerá, mas dependerá de as pessoas desenvolverem sua Consciência e atualizarem a Cultura de sua Sociedade. Nosso desejo é espalhar sementes dessa nova e emergente Consciência por todos os lados para que germinem e floresçam diversificando e fortalecendo a nossa Cultura.


“(...) nossas abordagens atuais para resolver os desafios que enfrentamos chegaram a um muro. O principal problema do nosso tempo não é não saber o que fazer – temos mais informações disponíveis do que nunca. O problema é uma lacuna saber-fazer, uma desconexão entre o que sabemos e o que fazemos. Na raiz de alguns dos esforços de mudança mais importantes atualmente em movimento – transformar o capitalismo, fazer avançar a democracia e reimaginar a educação – está algo mais profundo e mais fundamental que a comunidade acadêmica ainda não abordou suficientemente: a transformação da própria ciência.”

Otto Scharmer e Eva Pomeissroy, 2019



O movimento de mudança deve produzir bons exemplos aqui e acolá. Com menos importância a escala e mais o valor gerado, fazendo com que a comunidade se conecte com o que Scharmer aponta como saber-fazer.

E se o saber está à disposição como nunca esteve antes, o fazer também não nos falta, é só observar como as pessoas têm as mais variadas competências e habilidades para fazer de tudo um pouco e como, quando precisamos de alguma coisa, compartilhamos nossa necessidade num grupo local das redes sociais existentes e sempre encontramos alguém que faça, que esteja disposto a fazer e que faça bem feito.

Essa equação precisa ser [re]formulada adequadamente pelo Poder Público e pela iniciativa privada em sistemático processo de cooperação. Nossa visão é que possamos participar desse esforço por meio de conexões com redes de inovação e inteligência, prospectando e promovendo soluções factíveis para uma cidade cada vez mais inteligente, mais sustentável e mais humana. Conformidade, agilidade e facilidade no cumprimento das atribuições e competências municipais e utilização dos instrumentos de planejamento e gestão pública municipal em sistemas integrados, reduzindo riscos na tomada de decisão pelas autoridades, facilitando o empreendedorismo inovador, fazendo com que a gestão pública seja harmônica, alinhada e integrada à socioeconomia.

Adiante, mostramos exemplos de atividades que podem ser realizadas pelo Poder Público e pela comunidade usando novas tecnologias, Soluções Baseadas na Natureza – SBN e práticas amigáveis e adequadas nas áreas de saneamento, gestão de resíduos sólidos, construção, agricultura, conservação de áreas de preservação permanente e reflorestamento, turismo monitorado com aplicação de medidas de segurança contra acidades e incidentes, com segurança pública, geração de energias limpas e renováveis e muitas outras atividades.


___________________


“No Congresso Mundial de Conservação de 2016, os membros da IUCN adotaram uma resolução (WCC-2016-Res-069), que, pela primeira vez, definiu o uso da natureza para benefícios simultâneos à biodiversidade e ao bem-estar humano. De acordo com a resolução, as Soluções Baseadas na Natureza (NbS; SBN em português) são definidas como:

“ações para proteger, gerenciar de forma sustentável e restaurar ecossistemas naturais ou modificados que abordem os desafios sociais de forma eficaz e adaptativa, proporcionando simultaneamente benefícios para o bem-estar humano e a biodiversidade ”.

Esta definição é extraída de uma publicação da IUCN que descreve a estrutura do NbS (Cohen-Shacham, 2016) e um conjunto de oito princípios de melhores práticas. Pesquisas adicionais da IUCN identificaram os princípios básicos para a implementação e aprimoramento de NbS com sucesso (Cohen-Shacham, 2019).”


IUCN Global Standard for NbS


_____________________



Gonçalves, Minas Gerais